Maricá/RJ,

PROGRAMA QUARTAS LITERÁRIAS


Brazilian Endowment for the Arts
240 East 52 Street Nova York, NY 10022
Insubmissas lágrimas de mulheres de Conceição Evaristo
Entrada Franca
BEA Apresenta a Escritora Conceição Evaristo – 26/06/2013

A B.E.A., Brazilian Endowment for the Arts, convida toda a comunidade para um evento especial com a Conceição Evaristo, dia 26 de Junho às 19:00hs no auditório da Biblioteca Brasileira de New York, situada na 240 East 52 Street, New York, NY. 

O programa Quartas Literárias tem como missão promover e difundir a literatura Brasileira em Nova York com a participação do público local e virtual. O programa, o primeiro e consistente da BEA, resume-se em conferências sobre vultos da literatura brasileira, seguidas de participação do público e debate. 

Quartas Literárias estimula o interesse, incentiva a difusão da literatura Brasileira e sua produção cultural e educacional, promovendo democraticamente o acesso gratuito para o público em geral.

Conceição Evaristo (Maria da Conceição Evaristo de Brito) é Mestre em Literatura Brasileira pela PUC Rio, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, na qual investiga pontos de diálogo entre a literatura brasileira afro-descendente e as literaturas africanas de língua portuguesa. Estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros– antologia editada anualmente pelo Quilombhoje, de São Paulo, grupo de escritores afro-brasileiros reunidos, desde 1978. A partir de então, seus textos vêm obtendo cada vez mais leitores. A escritora participa também de publicações, em antologias, na Alemanha, como Schwarze prosa e Schwarze poesie (1993); Inglaterra, Moving beyond boundaries: international dimension of black women’s writing (1995) Women righting – Afro-brazilian Women’s Short Fiction, 2005, Estados Unidos, nas obrasFinally Us: contemporary black brazilian women writers (1995); Callaloo, vol. 18 e 30 (1995, 2008), Fourteen female voices from Brazil (2002), África do Sul Chimurenga People (2007) e em Angola, Como se o mar fosse mentira (2006). Evaristo foi palestrante em conferencias na Austria, Moçambique, África do Sul, e Senegal falando sobre a literatura afro-brasileira. Em 2000, participou como palestrante na 7th Internacional Caribbean Women Writers and Scholars, Maygüez, Porto Rico. Em 2012, esteve como escritora residente na Middlebury Language Schools e em 2013, e se apresentou em São Tomé e Príncipe, dentre das comemorações da CPLP. A produção de Conceição Evaristo é ampla, pois a escritora se afirma na poesia, na prosa e ainda no ensaio literário, escrevendo sobre assuntos relacionados á educação, gênero e relações étnicas na sociedade brasileira.

Insubmissas lágrimas de mulheres,Editora Nandyala, Belo Horizonte, 2011
A antologia Insubmissas lágrimas de mulheres é composta de 13 contos, cujas histórias têm como protagonistas mulheres negras. De dentro da cena, vozes-mulheres explicitam suas dores, anseios, temores, mas, antes de tudo revelam a imensa capacidade de se retirem do lugar do sofrimento e inventarem modos de resistência. Uma intima fusão entre as personagens, a voz ficcional de quem apresenta essas personagens e a autora, marca o processo criativo dos textos e afirma o projeto literário de Conceição Evaristo, o de traçar uma escrevivência.

Para mais informações : bibliobrnyc@gmail .com ou contact@brazilianendowment.org Tel: (212) 371 1556 0u Cel: (914) 216 9803


Nenhum comentário:

Postar um comentário