Maricá/RJ,

INÉDITO :PROXIMO PAPA PODE SER NEGRO



Cardeal Francis Arinze, da Nigéria, e Peter Turkson, de Gana, são favoritos para substituir o Papa Bento XVI 

A chocante e inesperada renúncia do Papa Bento XVI provocou um movimento internacional de pesar de mandatários que prestaram homenagens ao Papa e especulações sobre os futuros candidatos a substituí-lo. 

De acordo com as previsões iniciais, o cardeal nigeriano Francis Arinze, Peter Turkson de Gana e Marc Ouellet canadense, aparecem como favoritos para liderar a Igreja Católica Romana.
Enquanto isso, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que estendeu o seu apreço e suas orações para o Papa Bento XVI.
"A Igreja tem um papel crítico nos Estados Unidos e no mundo, e eu desejo o melhor para aqueles que em breve se reunirão para escolher o sucessor de Sua Santidade o Papa Bento XVI", disse Obama num comunicado.
Arinze e Bento, que era o então cardeal Joseph Ratzinger, estavam entre os favoritos, quando Ratzinger foi eleito para suceder o Papa João Paulo II.
Na África, onde a Igreja Católica continua a crescer, os fiéis e o clero criaram expectativa após o anúncio do Papa Bento XVI, nesta segunda-feira, com a esperança de que o continente africano possa ter uma ascensão religiosa com a indicação de um dos seus filhos.
"Eu acho que nós teríamos uma chance melhor de conseguir alguém de fora do hemisfério norte, neste momento, porque há alguns cardeais realmente promissores de outras partes do mundo", disse o Cardeal Wilfrid Napier da África do Sul.
Cerca de 176 milhões de africanos são católicos, cerca de um terço de todos os cristãos do continente, de acordo com um estudo de dezembro 2011 pelo Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública. Enquanto isso, o número de católicos na Europa, reduto tradicional da Igreja, caiu nos últimos anos.
Bento XVI disse que a sua escolha de agora foi "uma decisão de grande importância para a vida da igreja."
"Depois de ter examinado, repetidamente, a minha consciência diante de Deus, eu cheguei à conclusão de que meus pontos fortes, devido à minha idade avançada, já não são adequados às exigências de ser papa”, disse Bento aos cardeais.
"Para governar a nave de São Pedro, e anunciar o Evangelho, a força da mente e do corpo são necessários, e são pontos fortes, que nos últimos meses, se deterioraram em mim", disse ele.
O Vaticano confirmou a realização em 2013 da Jornada Mundial da Juventude Católica na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.ruajudaica.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário