Maricá/RJ,

Cinerama homenageia Zózimo Bulbul



SESSÃO CINERAMA 

Na próxima quarta o cineclube Cinerama presta sua homenagem ao ator, cineasta e roteirista Zózimo Bulbul, figura decisiva no âmbito da resistência da cultura negra no Brasil, que faleceu na última semana aos 75 anos. Vamos exibir o documentário "Abolição", dirigido por Zózimo em 1988 por ocasião do centenário da abolição da escravidão no país. Abrindo a sessão um dos curtas-metragens mais fortes da nossa cinematografia, o belíssimo "Alma no olho", metáfora sobre a escravidão filmada em 1973. A entrada é gratuita, apareça!

ABOLIÇÃO (1988, 150min.) 

Sinopse: Produzido em 1988, faz o resgate de 100 anos de abolição no país, através de um olhar preto. Entrevistas com personagens importantes para a preservação da cultura, como Abdias do Nascimento, Grande Otelo, Lélia Gonzalés, Beatriz do Nascimento, Joel Ruffino, Dom Elder Câmera em contraposição com D. João de Orleans e Bragança e Gilberto Freyre. Um importante documento das ideias desses pensadores, como também de presidiários, mendigos e artistas populares na sua maioria negros. Questiona que tipo de abolição houve neste país já que a situação 100 anos depois continuava de muita luta, desigualdade e racismo.

ALMA NO OLHO (1973, 10min.) 

Uma reflexão sobre a identidade negra no Brasil, por meio da mímica e da linguagem corporal, focando a origem africana, a colonização europeia e a libertação proporcionada pela identidade cultural. 


Local: Auditório da CPM - Escola de Comunicação, Campus Praia Vermelha - UFRJ
Dia: 06/02
Horário: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário