Maricá/RJ,

"Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica"



Conceição Evaristo participa da Antologia Negra

Cultne com imagens e edição de Filó Filho esteve presente no dia 28 de novembro de 2011, no Teatro Machado de Assis da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, para registrar o lançamento da coleção "Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica", organizada pelo professor Eduardo de Assis Duarte, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recém-lançada pela Editora da UFMG.

O evento contou com a presença de vários escritores cariocas incluídos na antologia, além da homenagem a Abdias Nascimento, representado pela sua esposa Elisa Larkin Nascimento do IPEAFRO. 

A literatura afro-brasileira é "um conceito em construção", diz o professor Eduardo de Assis Duarte, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o grupo de pesquisa "Afrodescendências na Literatura Brasileira". A coleção reúne, em quatro volumes, uma série de ensaios e referências biográficas e bibliográficas sobre cem escritores, dos tempos coloniais até hoje. Fruto da colaboração de 61 pesquisadores de 21 universidade brasileiras e seis estrangeiras, a coletânea procura organizar a ainda dispersa reflexão acadêmica atual sobre o tema, num percurso histórico que vai de clássicos (Machado de Assis, Lima Barreto, Cruz e Sousa) a contemporâneos (Nei Lopes, Paulo Lins, Ana Maria Gonçalves), passando por nomes importantes esquecidos (Maria Firmina dos Reis, José do Nascimento Moraes).

Fonte: http://www.cultne.com.br/

Veja o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário