Maricá/RJ,

Comemorações do Mês da Língua Portuguesa – 10 a 16 de maio de 2013


No âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa (5 de maio), o Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe, em parceria com o Leitorado Brasileiro, realizará diversas atividades, para todos os públicos, como sessões de cinema especiais, encontros literários, apresentações musicais e contação de histórias. 

Para a primeira semana comemorativa (10 a 16 de maio), a programação contará com a participação de ilustres escritores brasileiros. 

Uma das principais expoentes da literatura Brasileira e Afro-brasileira atualmente, Conceição Evaristo tornou-se também uma escritora negra de projeção internacional, com livros traduzidos em outros idiomas. Publicou seu primeiro poema em 1990, no décimo terceiro volume dos Cadernos Negros, editado pelo grupo Quilombhoje, de São Paulo. Desde então, publicou diversos poemas e contos nos Cadernos, além de uma coletânea de poemas e dois romances. 

A poeta traz em sua literatura profundas reflexões acerca das questões de raça e de gênero, com o objetivo claro de revelar a desigualdade velada em nossa sociedade, de recuperar uma memória sofrida da população afro-brasileira em toda sua riqueza e sua potencialidade de ação. É Uma mulher que tem cuidado de abrir espaços para outras mulheres negras se apresentarem no mundo da literatura. 


Professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Graduou-se em Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas. 

São 25 anos de literatura e mais de 90 livros publicados, alguns traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participou como autor, palestrante e contador de histórias em eventos literários e Feiras do Livro na Alemanha, Cuba, Itália, México, Peru, Angola, Moçambique, Cabo Verde e República Dominicana. E dos Congressos do IBBY(International Board on Books for Young People) em Cartagena (Colômbia-2000), Basel (Suíça-2002), Cape Town (África do Sul-2004) e Macau (China 2006) e Copenhagem (Dinamarca-2008). 

Entre os prêmios e distinções recebidos, destacam-se 

- Altamente Recomendável para Crianças e Jovens – FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 1988, 1990, 1993, 1995, 1996, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008.
- THE WHITE RAVENS, Alemanha 1988 e 2001 (Selecionado para o acervo da Biblioteca Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Munique).
- LISTA DE HONRA DO IBBY, Suíça, 2002.
- TROFÉU VASCO PRADO (Jornada Nacional de Literatura), Passo Fundo, 2003.
- PRÊMIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS de Literatura Infanto-Juvenil, Rio de Janeiro, 2005.
- PRÊMIO ORI 2007 (Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro) – Homenagem aos que se destacam na valorização da matriz negra na formação cultural do Brasil. 


Aguardem a nossa programação!!! Contará com palestras, debates, contação de histórias, oficinas, entrevistas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário