Maricá/RJ,

Eu não sei cantar


A escritora CONCEIÇÃO EVARISTO critica os estereótipos artísticos que pairam sobre a mulher negra e defende a educação como a melhor ferramenta de acesso à igualdade.
Como qualquer escritora, Conceição Evaristo é uma mulher que conta histórias - aquelas que vem ouvindo desde criança, que testemunhou ao longo de seus 60 anos de vida, histórias alheias que se enquadram à sua realidade. Mas ela não é qualquer escritora. Ser mulher, negra e escrever sobre essa condição faz torcer três vezes o nariz de editores e leitores brasileiros, culturalmente acostumados a fechar os olhos diante dessa realidade, apagada até dos livros de história. 

3 comentários:

  1. Menina, tá bonita aqui nesta foto, hem?! Parabéns, pelas matérias. A História não mente, não é mesmo? Parabéns, tb., pra sua WEB. O trabalho está lindo, à altura!!! Bjs. prás duas, pois o trabalho está sendo construído, passo a passo, letra a letra, por ambas. Maria Regina Moura

    ResponderExcluir
  2. que bom !!!!!a existencia desse espaco .assim posso saber sobre as suas maravilhas literárias !!!!!que tanto gosto , aprecio , aprendo enfim... me inspira e me reforca como Mulher Negra . obrigado !!!!!!sandra bello

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sandra,
    amiga, sim, eu também estou feliz com essa possibilidade de encontrar e reencontrar pessoas que me são tão caras. Em outubro fui convidada para a Feira do Livro de Frankfurt, mas coincidiu com os festejos de 90 anos de minha mãe. Aguardo novos convites e creio que nos veremos em breve. Muito obrigada visitar o "Nossa Escrevivência".
    Abraços, abraços
    Conceição Evaristo

    ResponderExcluir